quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Municípios atualizam informações cadastrais de 398 mil famílias atendidas pelo Bolsa Família


Outras 932.054 precisam passar pelo mesmo processo até 31 de outubro para evitar bloqueio do benefício. O programa de transferência de renda atende 12,9 milhões de famílias. Desse total, cerca de 1,3 milhão foram convocados a passar pelo processo de revisão cadastral no início de 2011, porque estavam com mais de dois anos sem atualizar seus dados

Entre janeiro e junho de 2011, os gestores municipais atualizaram o cadastro de 398.894 famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família. Relatório parcial mostra que outras 932.054 precisam renovar suas informações cadastrais até outubro para evitar que o benefício seja bloqueado. O programa de transferência de renda atende 12,9 milhões de famílias em todo Brasil. Desse total, cerca de 1,3 milhão foram convocados a passar pelo processo de revisão cadastral no início de 2011, porque estavam com mais de dois anos sem atualizar seus dados. Em Santo Antonio a atualização está sendo feita diariamente no setor Bolsa Família da Secretaria de Assistência Social.


Realidade

A atualização cadastral a cada dois é determinada pelo Decreto nº 6.135 de 2007. Mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar e composição familiar são informações fundamentais para a boa gestão do programa de transferência de renda. É necessário que esses dados retratem a realidade dos beneficiários para garantir que o Bolsa Família chegue à parcela da população com renda per capita de até R$ 140.

Tanto as famílias beneficiárias quanto os gestores devem estar atentos ao prazo para evitar que o pagamento seja suspenso a partir de novembro. Outras cidades estão empregando todos os recursos disponíveis para buscar os beneficiários que estão com dois anos ou mais sem renovar suas informações e ainda não procuraram a gestão municipal.



Identificação

A revisão cadastral é uma atividade anual realizada pelo MDS, por meio da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, e pelos municípios desde 2009. No início de cada ano, o ministério identifica todas as famílias com cadastros sem renovação nos últimos dois anos. Essa relação é colocada à disposição dos gestores no Sistema de Gestão Integrada do Programa Bolsa Família (Sigpbf). O ministério também repassa recursos mensalmente aos municípios que podem ser empregados nessa atividade. As famílias identificadas também recebem avisos em seus extratos bancários de pagamento.

Fonte: MDS (adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário