sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Hora de registrar a agenda de saúde do Bolsa Família



Secretarias municipais devem acompanhar as famílias e, até 30 de dezembro, inserir as informações no sistema de gestão do programa

Brasília, 18 – Na última semana, o Ministério da Saúde, parceiro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), liberou aos municípios e gestores o acesso ao Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família, disponível pelo endereço http://bolsafamilia.datasus.gov.br.

A partir da abertura do sistema, as secretarias de Saúde de todo o País têm até 30 de dezembro para efetuar o acompanhamento e registrar os dados de saúde das famílias beneficiárias do Bolsa Família, que tenham em sua composição crianças menores de 7 anos, gestantes e mulheres entre 14 e 44 anos.

No primeiro semestre deste ano, o monitoramento da agenda de saúde alcançou o patamar de 70% das famílias acompanhadas. Na época, os números representavam um total de 7,3 milhões de famílias, que tiveram o calendário de vacinação infantil cumprido e o pré-natal acompanhado até o final da gestação.

A cada semestre, o MDS tem registrado aumento significativo no acompanhamento da contrapartida de saúde das famílias atendidas pelo programa. Tal resultado é consequência do esforço empreendido pelo ministério junto a estados e municípios para elevar o acesso dos beneficiários aos serviços de saúde.

Atualmente, o programa atende cerca de 12.9 milhões de famílias em todo o País. Dessas, 10,4 milhões estão no perfil da condicionalidade de saúde e precisarão ser acompanhadas até o final do ano. Para obter a relação das famílias a serem acompanhadas e registrar o acompanhamento, as secretarias municipais de Saúde devem inserir as informações no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde.

Fonte: MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário