A abertura acontece nesta quarta-feira (31), às 9h, no Imirá Plaza Hotel, na via costeira de Natal (RN). Participam do ato oficial a governadora do estado, Rosalba Ciarlini, o representante da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional, Selvino Heck, o presidente do Consea Nacional, Renato S. Maluf, e o presidente do Consea-RN, Airton Schroeder.
Os territórios representam os 167 municípios do estado. A partir destes encontros, foram selecionados os 245 delegados que participam da 3ª Conferência Estadual, entre eles estão: Pe. Jose Adelson, secretário de administração (foto), e Edivaldo Belo, secretário de Agricultura, irão representar o setor governo municipal. Também irão participar as seguintes pessoas: Ana Cristina e Maria Severina (Pastoral da Criança), Francisca Ferreira (Assoc. Prod. Rurais) João Maria (STTR), Luzia Rodrigues (Assoc. Prod. Rurais Lameiro), esses representando a sociedade civil; Edinaldo Araujo (Assoc. Comunitária de Desenvolvimento Peq. Produtores de Lajedo do Paiva) representando a população negra. Estão como suplente: Marineide Clemente e Marlene Falcão, CRAS de Santo Antonio.
O objetivo da conferência é reunir representantes da sociedade civil, de organizações e movimentos sociais e de órgãos públicos e privados para elaborar propostas para a construção da Política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional.
Entre julho e agosto, foram realizadas 10 conferências territoriais em cidades polos das regiões do Estado – Apodi, Ceará-Mirim, São Paulo do Potengi, Caicó, Pau dos Ferros, Santo Antônio, Natal, Santa Cruz, Macau e Mossoró.
A conferência estadual, cujo tema aborda a alimentação adequada e saudável como direito de todos, é preparatória para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada de 07 a 10 de novembro, em Salvador, Bahia.
O desafio é mobilizar e fortalecer o pacto social pela erradicação da fome e da desnutrição no Brasil e no Rio Grande do Norte e garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável, em especial para aqueles em situação de vulnerabilidade social, a exemplo dos extrativistas e pescadores artesanais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário