quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Cidadão santoantoniense se desliga voluntariamente do Programa Bolsa Família


 Quando uma família melhora a situação socieconômica, ela pode pedir o desligamento voluntário do Bolsa Família

Lazaro, Sr. Xichão e a Secretária Aldezia

Com o inicio de uma nova gestão do Programa Bolsa Família na Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antônio, a secretária Aldezia Ferreira e Lazaro Alves de Lima, do Programa Bolsa Família, receberão na manhã de terça-feira, 24/01, o Sr. Francisco Canindé do Nascimento, conhecido por xichão, que fez o desligamento voluntário do Programa Bolsa Família. Na ocasião eles parabenizaram pelo gesto e exemplo de cidadania. Milhares de famílias recebem o Bolsa Família mensalmente e a cada mês novas famílias entram no programa como também outras saem por não necessitarem mais do benefício. 

Ele mora no povoado de Lagoa de Cobra, zona rural de Santo Antônio, e com 57 anos ficou viúvo, no qual foi beneficiado com uma pensão por morte da sua esposa. O Sr. Francisco, era beneficiado do programa desde 2003. “Fiz questão de pedir que passassem o benefício para uma pessoa mais carente”, conta Sr. xichão.  Para a secretária Aldezia, esse é um grande exemplo de cidadania e enfatiza que a nova gestão fará um trabalho voltado para as famílias mais vulnerareis e moralização do Programa Bolsa Família.  

Conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em todo o País, 2,8 milhões de famílias já deixaram o Bolsa Família por meio do desligamento voluntário ou por optarem por não se recadastrar, desde a criação do programa, em 2003. Aqueles que se desligaram espontaneamente passaram a ganhar mais do que os R$ 140 mensais, por pessoa, estipulados.

O que é o desligamento voluntário?

É quando uma família por livre e espontânea vontade diz não precisar mais do benefício e pede o desligamento voluntário, para dessa forma não receber mais o benefício. Essa simples ação dá a oportunidade a outra família de participar do programa, pois abre uma vaga. Poucas famílias tomam essa decisão por achar que não poderão mais nunca fazer parte do programa ou que a qualquer momento podem voltar a condição anterior de vulnerabilidade social. Antes de tudo, o desligamento voluntário ajuda também o Governo Federal a identificar as famílias que tiveram melhorias e como o programa favoreceu nessa melhoria vivenciada pela família.




Meu cadastro é excluído?

Não, antigamente havia sim a exclusão do cadastro, mas após algumas mudanças o Programa entendeu que a família pode e deve ter o cadastro atualizado e apenas o cancelamento do benefício.
Dessa maneira a família pode usufruir de outros benefícios de programas vinculados ao Cadastro Único e que exigem o cadastro atualizado.

Posso voltar para o programa e voltar a receber o Bolsa Família?

Sim, as famílias que pedem o desligamento voluntário podem pedir para retornar ao Bolsa Família. O prazo limite para isso é de até 36 meses, prazo que a família pode pedir para voltar caso necessite realmente do benefício. Isso não garante o recebimento das parcelas anteriores, mas apenas a inserção novamente na lista de pagamento do programa. Essa ação faz parte do chamado “Retorno Garantido” para quem pediu o desligamento voluntário.

O desligamento voluntário depende exclusivamente de uma decisão do Responsável Família. Ninguém pode obrigar a família a fazer o desligamento voluntário. Como o nome já diz, o desligamento é uma ação voluntária do Responsável Familiar.

Fonte: http://consultabolsafamilia.com.br/

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