terça-feira, 19 de junho de 2012

Documento final da Rio+20 é aprovado



Texto foi aprovado sem alterações e será submetido aos chefes de Estado nesta quarta (20)


O documento final da Rio+20, apresentado na madrugada desta terça-feira (19) pelo Brasil, foi aprovado sem alterações na reunião plenária iniciada no mesmo dia e que durou quase três horas. O texto será submetido aos chefes de Estado e de Governo que se reúnem a partir de quarta-feira (20), no Riocentro.
O chefe de Comunicação das Nações Unidas na Rio+20, Nikhil Chandavarkar, disse que o texto foi aprovado sem alterações, apesar de alguns países terem demonstrado descontentamento com alguns pontos. “Os chefes de Estado têm direito de mudar o texto, mas os países já deram suas posições (com os negociadores), por isso acho difícil que haja mudanças.”

Entre os pontos de divergência do documento estavam a questão do fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), já que alguns países defendiam a sua elevação ao status de agência, o que não foi acertado.

Preparação

A delegação brasileira ficou reunida até às 2h20, de ontem para hoje, para concluir o documento. O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, informou ter incorporado ao texto o máximo de sugestões dos países integrantes da Rio+20, agradecendo, inclusive, pelas cooperações que a equipe recebeu. "Acredito que cumprimos o objetivo de concluir nossa tarefa nesta noite, de ter um texto para submeter à reunião de Alto Nível", disse.

Até quarta-feira (20), chega ao Rio parte dos 115 chefes de Estado e Governo que participarão da Conferência. Eles se reunirão em mesas-redondas para discussões sobre os temas envolvendo desenvolvimento sustentável com inclusão social e erradicação da pobreza. Acesse o áudio da entrevista.

Fonte: www.mds.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário