segunda-feira, 14 de maio de 2012

Governo lança ações sociais para a primeira infância



O governo federal anuncia na segunda-feira (14), em cerimônia no Palácio do Planalto, o programa Primeira Infância. O lançamento será feito às 15h, pela presidenta Dilma Rousseff, quando serão assinados termos de compromisso para a construção de creches do Programa ProInfância/PAC2.


Na última semana, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, comentou sobre as ações do novo programa ao presidir a reunião do Conselho Nacional de Saúde, quando convidou os conselheiros a acompanharem o lançamento das medidas, que devem incluir iniciativas nas áreas de saúde e educação, como vagas em creches, além da ampliação do Programa Bolsa Família. O pronunciamento da presidenta em rede nacional rádio e TV, no domingo (13), em homenagem ao Dia das Mães, detalha mais medidas do programa.

Em discurso nesta sexta-feira (11) durante inauguração da Escola de Educação Infantil do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), em Betim (MG), Dilma tocou em um dos pontos mais importantes do programa, ao declarar que os investimentos do governo federal na construção de creches atacam a raiz do problema da desigualdade social.

“Durante muito tempo se tratou creche como se fosse só um lugar para deixar as crianças para a mãe poder ir trabalhar, mas creche não é isso não. Eu estou falando principalmente para as mulheres. Creche é o jeito que nós temos de atacar na raiz a desigualdade, a diferença de oportunidade que existe entre o filho do pobre e o filho do rico no Brasil, porque em uma creche você vai garantir que a criança tenha acesso aos melhores estímulos que ela teria se a renda da família fosse maior”, disse.

Ela acrescentou que o caminho da inclusão social passa pela educação e por isso o governo assumiu o compromisso de construir creches. “Esta creche, bem como todas as outras creches que o governo federal assumiu a responsabilidade de fazer e vai fazer com tanto empenho como fez a ampliação das universidades, das escolas técnicas, da garantia de ensino através de bolsas nas escolas privadas, nós vamos fazer creche nesse País”.

O Proinfância tem como meta a construção de 6 mil creches até 2014. Segundo o Ministério da Educação, foram firmados mais de 1,5 mil convênios no ano passado, no entanto, as creches ainda não estão prontas. Atualmente, menos de 20% das crianças até 3 anos estão matriculadas em creches, sejam elas públicas ou privadas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário