quarta-feira, 2 de maio de 2012

Atividades desenvolvidas pelo CRAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social através do Centro de Referencia de Santo Antonio desenvolver muitas atividades com seus usuários e profissionais. Confira alguns: 

GRUPO TARDE DO SABER! - "Conhecendo e descobrindo valores"

Acompanhamento dos Técnicos (Assistentes Sociais e Psicológo) do CRAS aos usuários participantes do Curso de Arte e Pintura em Tecido nas reuniões socioeducativas e durante  a prática

o “Projeto Gravidez Assistida” ofertada no CRAS 

          A gravidez é um momento especial que ocorre na vida da mulher e de sua família. E na maioria das vezes essa fase m gera duvidas, anseios, expectativas, desconfortos e transformações em todas as áreas da sua vida. Qualquer que seja a idade da mulher, e se ela tem outros filhos ou não, a gravidez é um momento impar em sua vida. Este período acarretará impactos físicos, psicológicos e sociais para a mulher e, conseqüentemente, a dinâmica familiar também sofrerá mudanças. Considerando as características do município e baseando-se nas orientações das LOAS Lei Nº 8742, de 07 de dezembro de 1993, Capitulo I, Art. 2º inciso I - A assistência social tem por objetivos: a proteção á família, a maternidade, á infância, á adolescência e a velhice.

Neste sentido, encontra-se   o “Projeto Gravidez Assistida” ofertada no CRAS de Santo Antonio – RN.


Na Secretaria Municipal de Saúde do município de Santo Antonio, as gestantes que  são atendidas pelo Programa Estratégia Saúde da família – ESF (PSF), através  de consultas individuais, com médicos e enfermeiros,  que as assistem e, detectadas as   que encontram-se em situação de vulnerabilidades sociais, os profissionais as encaminham para o  Projeto Gravidez Assistida  no CRAS,  também tem a procura espontânea . Ao chegar será feito o acolhimento, o cadastramento e todas as orientações referentes ao projeto.  No CRAS será oferecido um acompanhamento mais amplo onde serão trabalhadas orientações psicossociais preventivas a cerca da gravidez, direcionado a essas gestantes, enfocando não apenas aspectos físicos da gestação, mas também seus impactos  psicológicos  e sociais, inclusive a oportunidade de aprender a confeccionar o enxoval para o bebe, possibilitando desenvolver suas potencialidades em uma perspectiva de emancipação familiar e a sua condição de cidadã consciente dos seus direitos.

         A gestante para participar do projeto deve ingressar até o inicio do 3º mês de gestação e participar das reuniões socioeducativas que antecedem o curso de pintura do enxoval e ao curso do final do 8º mês receberá seu kit enxoval e todas as peças pintadas.

       Metodologia

      Os objetivos propostos deverão ser alcançados por meio de encontros semanais  (segundas, terças e quartas no período  matutino das 8:30 ás 11:30) intercalando ações socioeducativas relacionadas á saúde, acompanhamento psicossocial e realização de trabalhos manuais. Neste intervalo é servido um lanche. Para a realização dos encontros coma as gestantes, o grupo contará com a participação da equipe multidisciplinar composta por profissionais da Secretaria de Assistência Social, CRAS, (Centro de Referencia de Assistência Social), Secretaria Municipal de Saúde através da ESF (Estratégia Saúde da Família -PSF), além de profissional para capacitar para o curso pratico de pintura dos enxovais.


“Projeto Gravidez Assistida”



 Curso de Arte e Pintura 



Responsáveis  pela Execução:

 Equipe Técnica do CRAS:
Dra Marlene Falcão- Coord/Assist. Social
Dra Marineide Clemente – Assistente Social
Dr Jeronildo Vicente - Psicólogo

Realização e apoio:
Prefeitura Municipal de Santo Antonio –RN
Prefeito: Dr Gilson Geraldo de Oliveira
Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania
Secretária  de Assistência Social: Dra Maria Gorette Gabriel Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário