terça-feira, 8 de maio de 2012

Contrapartidas do Bolsa Família motivam encontro regional


Técnicos e coordenadores de assistência social, educação e saúde de sete estados discutem Bolsa Família e Cadastro Único

Coordenadores e técnicos das áreas de assistência social, saúde e educação de sete estados do Norte e do Nordeste (Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará, Piauí e Maranhão) estão participando do Encontro Regional dos Coordenadores Estaduais do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único, que começou nesta segunda (7), na Escola de Administração Fazendária (Esaf), em Brasília. 

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com os ministérios da Saúde e da Educação, o encontro visa discutir e compartilhar informações sobre a gestão do programa de transferência de renda do governo federal, com enfoque no acompanhamento das contrapartidas, as chamadas condicionalidades. Os participantes deverão repassar as informações aos coordenadores municipais do Bolsa Família.

Dois assuntos estão sendo tratados no encontro: o Sistema de Condicionalidades (Sicon) e o painel de indicadores de condicionalidades, que apontam para situações de vulnerabilidade nos municípios. "Os estados são parceiros importantes. Vamos trabalhar para melhorar a gestão e o papel dos coordenadores estaduais”, afirmou o secretário nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique Paiva, na abertura oficial do evento.

Para continuar recebendo o Bolsa Família, os beneficiários precisam cumprir contrapartidas de educação, saúde e assistência social. O descumprimento pode levar a advertência, suspensão e, posteriormente, cancelamento do benefício. Luís Henrique enfatiza, porém, que a intenção do MDS é manter o benefício. “Não estamos aqui para cancelar benefícios ou punir as famílias por descumprimento, mas para garantir acesso a assistência social, educação e saúde.”

O encontro prossegue até quinta-feira (10). Os participantes terão oficina sobre intersetorialidade, utilização de ferramentas informacionais do governo federal, gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único e revisão cadastral, entre outros assuntos. 

Este é o primeiro encontro regional. Haverá outros envolvendo todos os estados. A previsão do MDS é que um encontro nacional no fim do ano reúna os coordenadores estaduais do Bolsa Família das três áreas.

Fonte: 
Por: Cristiane Hidaka
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário