quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cursos do Brasil Sem Miséria recebem, por semana, 4 mil beneficiários de programas sociais


Alunos de capacitação de estados parceiros do governo federal no plano de superação da extrema pobreza são inscritos no Cadastro Único, não perdem o Bolsa Família nem o BPC e têm direito a transporte, alimentação e material didático (Foto: Ana Nascimento/MDS)

Brasília, 10 – Quatro mil alunos têm ingressado, por semana, nos cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria em todo o país. Os dados da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), mostram o bom desempenho da estratégia de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria.

Ao todo, são 18.972 alunos em sala de aula, distribuídos em todos os estados que pactuaram as capacitações com o MDS. De acordo com o diretor de Inclusão Produtiva do ministério, Luiz Müller, o crescente aumento no número de alunos em sala de aula é reflexo de um trabalho iniciado a partir da criação do plano, em junho do ano passado.

“Em 2011, o trabalho do MDS foi focado na pactuação de vagas com os estados. A partir deste ano, as vagas começaram a ser executadas plenamente. Até o fim de 2012, vamos atingir a meta de 230 mil alunos em todo o país”, diz Müller.

Entre as demandas estaduais, destaque para a Bahia, que lidera o ranking de alunos cursando as capacitações profissionais, com 5.077 matrículas confirmadas. “Além de ser um dos estados que mais pactuaram vagas, eles estão em crescente ascensão econômica e têm uma demanda grande nas áreas de construção civil e serviços”, assinala o diretor.

Podem participar os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As inscrições são feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras).

Beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) não perdem o benefício por se matricularem em cursos do Pronatec em qualquer município. Todos os candidatos selecionados recebem também auxílio transporte e alimentação, além de material didático gratuito.

Fonte: Fernanda Lattarulo
Ascom/MDS
(61) 3433-1021

Nenhum comentário:

Postar um comentário