terça-feira, 10 de abril de 2012

Consea tem nova presidenta indicada



Maria Emília Pacheco, indicada para assumir a presidência do Consea na gestão 2012/13, Brasília, 4 – O conselho representa um espaço importante de construção da democracia, de políticas públicas e de críticas construtivas de diferentes olhares, disse a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, na plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), nesta quarta-feira (4), em Brasília. A ministra conduziu a cerimônia de indicação do novo presidente do colegiado para o mandato 2012/2013.

Representando a sociedade civil organizada por meio das ONGs Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional, a conselheira Maria Emília Pacheco foi indicada por unanimidade pelos membros do conselho para substituir Renato Maluf, que comandou o Consea nos últimos quatro anos. Seu nome será submetido à aprovação da presidenta Dilma Rousseff, que tem o poder de vetar ou confirmar a indicação. A posse do novo presidente está marcada para 17 de abril, às 11h, no Palácio do Planalto.

A importância do Consea como local de discussão das áreas de segurança alimentar e nutricional e saúde, além de um conjunto amplo de ministérios que tem ajudado a construir a intersetorialidade, foi ressaltada pela ministra Tereza Campello. “Conseguimos conquistar políticas públicas, como o Plano Safra da Agricultura Familiar, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) hoje referência em todo o mundo, a agenda do convívio com o Semiárido, as políticas de acesso à água e, em franco desenvolvimento, das cadeias socioambientais. O Consea foi fundamental na construção de toda essa agenda.”

Conforme lembrou a ministra, governo e sociedade, juntos, estão construindo o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. “O grande desafio agora é implantar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar (Sisan) nos estados e municípios. O conselho tem importante papel nesse desafio.”


Fonte:Adriana Scorza - Ascom/MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário