quinta-feira, 11 de maio de 2017

CREAS de Santo Antônio divulga programação alusiva a 18 DE MAIO



O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS através da Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antônio, divulgou a programação alusiva ao Projeto 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

A programação acontecerá de 10 a 18 de maio, com palestras nas escolas do município e Serviços de Convivência e Fortalecimento para crianças e adolescentes. As palestras acontecerão nas escolas Manoel Dantas, Maria Umbelino, Celson Garcia, Hélio Barbosa e CAIC. No dia 18 de maio, Dia "D" da mobilização, haverá a partir das 8h, blitz educativa e informativa em diversos pontos da cidade e às 14h30, concentração na quadra do Pica pau, para Caminhada FAÇA BONITO, após percorrer algumas, terminará no centro da cidade. 

18 de Maio

No dia 18 de Maio se comera-se o 17º ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 16 anos muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, ficou impune.

A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de geração, de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário