terça-feira, 17 de julho de 2012

ORIENTAÇÕES PREVENTIVAS


O CRAS DE SANTO ANTÔNIO, através do Grupo de Convivência Social assistido no PAIF - Intitulado:Grupo de Homens - cidadania, saúde, avançõs e desafios:  "Orientações Preventivas" INFORMA:




 15  DE JULHO DIA DO HOMEM.

                  e faz algumas  “ORIENTAÇÕES PREVENTIVAS”

Saiba como prevenir o câncer de próstata.

Neste Dia do Homem, comemorado em 15 de julho, vale reforçar a importância de cuidar da saúde antes que a doença chegue.

Quando se fala a combinação de palavras “toque" e "retal”, muitos homens fazem até careta com medo da possível experiência incômoda que o tal exame que ajuda a diagnosticar o câncer da próstata pode trazer. “O toque retal dura apenas segundos. É um exame simples, praticamente indolor e muito pouco incômodo, feito com anestésico local.
 “Existem dados que mostram que um em cada seis brasileiros tem ou terá câncer de próstata ao longo da vida, mas este número pode ainda estar abaixo do real.
Os primeiros sinais começam a aparecer quando a doença já está avançada ou com metástases nos ossos, causando dor.  Outros sintomas comuns são a dificuldade em urinar, sangue na urina, obstrução renal e aumento no número de micções.
Os dois exames geralmente realizados no rastreamento são o TOQUE RETAL e o PSA, recomendados anualmente para homens a partir de 45 anos e a partir dos 40 para quem tem histórico familiar da doença.
Daí a importância do acompanhamento: caso a doença seja identificada em estágio inicial e aliada ao tratamento adequado, as chances de cura são de quase 100% dos casos.

  Homem vive em média sete anos menos do que a mulher, o que pode ser explicado pela dificuldade de procurar um médico quando não estão com problemas de saúde, apenas por rotina. Por isso, é necessário esclarecer e desmistificar o monstro que vive na cabeça de muitos homens com relação a esta experiência. “O TOQUE RETAL”.

Informações repassadas pela Assisttente Social - Dra Marineide Clemente - Técnico Referência/CRAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário