terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projetos Culturais receberão investimento de R$ 67 milhões



A Petrobras anunciou a destinação de R$ 67 milhões para a edição 2012 da seleção pública do Petrobras Cultural. É a maior verba de todas as edições do programa, que selecionará projetos de todo o Brasil, em 11 áreas culturais. O Programa Petrobras Cultural contempla iniciativas que vão desde a etapa de pré-produção até a do consumo final dos bens e serviços culturais. A inscrição é gratuita e deve ser efetuada exclusivamente pela internet. Cada área possui um prazo diferente para o término das inscrições, que seguem até o dia 1º de novembro.

Serão destinados cerca de R$ 67 milhões para a edição 2012 da seleção pública do Petrobras Cultural
O anúncio foi feito pela companhia, em evento que contou com a presença da ministra da Cultura, Ana de Hollanda."A Petrobras vem evoluindo nesse compromisso com o mundo da produção cultural e com a expressão do povo brasileiro”, destacou a ministra.

A edição deste ano trará como novidade o apoio à circulação de exposições e a artistas, grupos ou redes musicais. Outra mudança significativa foi o aumento do período de patrocínio à manutenção de grupos e companhias de teatro e de dança para três anos.

Na seleção pública de apoio a artistas, grupos ou redes musicais, o período de patrocínio é de dois anos. No caso de artistas ou grupos de música brasileira, o objetivo é a realização de um projeto inédito, com turnê e gravação do material original, em estúdio ou ao vivo.

De acordo a Petrobras, a Caravana Petrobras Cultural vai percorrer 26 cidades do País e espera um público de 4 mil pessoas em palestras que visam esclarecer dúvidas sobre o edital para os produtores culturais locais.

Programa Petrobras Cultural

A Petrobras, através de seleção pública do Programa Petrobras Cultural, oferece à sociedade brasileira um programa de patrocínio a projetos culturais. Estruturado de forma a atingir todas as etapas da cadeia produtiva da economia da cultura, contempla iniciativas que vão desde a etapa de pré-produção até a do consumo final dos bens e serviços culturais.

O Petrobras Cultural já teve oito edições de Seleção Pública, abrangendo 80 áreas, destinando R$ 313 milhões a 1.319 projetos contemplados. Foram mais de 26 mil projetos inscritos, avaliados por diversos especialistas integrantes das comissões de seleção.


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