terça-feira, 21 de junho de 2011

Rede Nossas Crianças pelo enfrentamento do trabalho infantil



O Dia Internacional Contra o Trabalho Infantil, celebrado no dia 12 de junho foi uma oportunidade para as organizações trocarem experiência e mobilizarem ações de enfrentamento a essa violação.

Erradicação do Trabalho Infantil e o Sistema único de Assistência Social foi o tema da palestra ministrada por Lucimara Cardoso dos Anjos, da Coordenação Estadual dos Programas PETI e Projovem. A assistente social apresentou os subsídios para a construção dos princípios e diretrizes do PETI, programa de âmbito nacional que articula um conjunto de ações visando proteger e retirar crianças e adolescentes, com idade inferior a 16 anos, do trabalho precoce, resguardando o trabalho na condição de aprendiz, e também destacou as questões do trabalho infantil nas suas piores formas: trabalho informal urbano, exploração sexual comercial, agricultura familiar e trabalho doméstico.

“É difícil, por isso devemos procurar parceiros para mudar esta realidade, o que não podemos é não fazer nada. Para que as leis não fiquem só no papel, o acompanhamento familiar e escolar são vitais para que a criança não volte a trabalhar”, ressaltou Lucimara.

Em seguida, a coordenadora do Projeto Gente Nova, de Campinas, Izabel Cristina de Almeida, apresentou a trajetória da organização e um vídeo com fotos das atividades realizadas. O encerramento da reunião foi feito com um debate.

Na ocasião as organizações compartilharam materiais de divulgação para o combate ao trabalho infantil, entre eles, a Fundação Abrinq – Save the Children distribuiu um imã com a mensagem da campanha deste ano: Trabalho infantil. Deixar de estudar é um dos riscos.

Por: Gorette Gabriel, secretária adjunta da SMAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário