quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

INFORMATIVO DO CRAS

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania através do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social vêm desenvolvendo, O PROJETO GRAVIDEZ ASSISTIDA, destinado as gestantes que encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

A inclusão no Projeto acontece por encaminhamentos oriundos das equipes de PSF do município, (parceria) de forma que na consulta do pré-natal, com medico ou enfermeiro, estes ao detectar que a gestante encontra-se em situação de vulnerabilidade social a encaminha ao Serviço do CRAS. Esta procura acontece também espontaneamente, neste caso é feito o acolhimento e orientações pelos profissionais (EQUIPE Técnica: Dra Marlene Falcão –Coord/Assit.Social, Dra Marineide Clemente – Assistente Social, Dr. Jeronildo Vicente – Psicólogo) e administrativa.

A estas gestantes, será oferecido um acompanhamento mais amplo enfocando não apenas aspectos físicos da gestação, mas também seus impactos psicológicos e sociais, inclusive a oportunidade de aprender a confeccionar o enxoval para o bebe, intitulado: “Pintando o enxoval do meu bebê” possibilitando desenvolver suas potencialidades em uma perspectiva de emancipação familiar e a sua condição de cidadã consciente dos seus direitos.

A gestante para participar do projeto deve ingressar até o inicio do 3º mês de gestação e participar das reuniões socioeducativas propostas pelo CRAS que antecedem o curso de pintura do enxoval e ao curso do final do 8º mês receberá seu kit enxoval e todas as peças pintadas.

O foco principal é sensibilizar, conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde de um modo geral: alimentação adequada, como cuidar do bebê, a importância da amamentação, preparando-as para uma nova etapa da vida conscientes dos seus direitos e deveres, de maneira que a mãe/gestante possa atuar como agente multiplicador de informações que visem à promoção de sua saúde e de toda a sua família, como também a possibilidade de inserção produtiva em uma perspectiva emancipatoria, consciente dos direitos enquanto cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário