quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Bolsa Família atualizará 1,1 milhão de cadastros em 2010



O Cadastro Único reúne informações sobre as famílias e membros, e permite que o governo - federal, estadual e municipal - conheça as reais condições de vida dos brasileiros em situação de pobreza. Por isso é importante que as informações estejam sempre atualizadas

Durante este ano, os gestores municipais deverão realizar a atualização cadastral de 1,1 milhão de beneficiários do Bolsa Família, programa de transferência de renda do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Esses beneficiários estão há dois anos sem renovar as suas informações.

O detalhamento desta operação foi explicado nesta segunda-feira (08) em teleconferência destinada aos gestores e coordenadores do programa. A Secretária de Renda de Cidadania do MDS, Lucia Modesto, abriu o programa para informar sobre a Instrução Operacional nº 34, que trata deste assunto.

Para facilitar o trabalho, o MDS distribuiu as famílias em grupos que devem fazer a atualização de acordo com o Número de Identificação Social (NIS), último número do cartão usado para o pagamento do Bolsa Família. Cada número corresponde a um mês. Por exemplo: 1 corresponde a janeiro, 2 fevereiro e assim sucessivamente até 0, em outubro.

A Instrução segue o mesmo princípio da nº 28, de fevereiro de 2009. Com esse instrumento, foi possível recadastrar 2,2 milhões de famílias até outubro e cancelar 710 mil benefícios. A teleconferência teve ainda a participação do Diretor de Benefícios do MDS, Anderson Brandão, e do Gerente de Relações Institucionais da Caixa Econômica Federal, Isaías Santiago.

Brandão destacou a importância da atualização. “O cadastro atualizado é fundamental para o bom andamento da gestão dos benefícios”. Os procedimentos realizados em anos anteriores contribuíram para a gestão do benefício, como o calendário, a data limite para a atualização dos dados cadastrais, bloqueio e o cancelamento.

Ele explicou o que as famílias com o benefício cancelado deverão procurar o gestor do Bolsa Família do seu município e pedir revisão. Se ainda atender os pré-requisitos necessários para continuar recebendo o benefício, poderá voltar a receber o pagamento.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Ascom/MDS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário