quarta-feira, 19 de junho de 2013

Deputados destacam importância da presença da Assembleia em Santo Antônio e solicitam benefícios




Deputada Márcia Maia anuncia campus da UFRN para o Agreste

A deputada Márcia Maia (PSB) aproveitou a instalação da Assembleia Legislativa no município de Santo Antônio, nesta quarta-feira (19), para anunciar a instalação de um campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na Região Agreste com cursos presenciais, conforme planejamento apresentado pela reitora Ângela Paiva em audiência com os parlamentares. “O Agreste é a única região do Estado que não tem campus nem da UFRN nem da UERN. É uma reivindicação justa”, apoiou a deputada.

A deputada estadual participou do “II Debate em Defesa dos Campi da UERN e da UFRN”, no auditório do Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), em Nova Cruz (RN) no mês de abril. O encontro foi organizado pela Comissão em Defesa dos Campi da UERN e da UFRN e pelo Centro Popular de Cultura (CPC).

Atualmente, pouco mais de 200 estudantes são beneficiados pela Universidade Estadual. Em relação à instituição federal, sequer existe um Campus na região Agreste e os cursos disponíveis são todos à distância. “A região que não conta com a estrutura de Campus de qualquer das universidades públicas em funcionamento do nosso estado. Apoiamos o pedido e vamos lutar para garantir que a região Agreste possa ter condições de oferecer formação adequada em nível superior e produção científica”, justificou a deputada.
Recursos Hídricos

A deputada Márcia Maia apresentou requerimento solicitando a governadora Rosalba Ciarlini e o secretário de recursos hídricos, Leonardo Rêgo, melhorias na oferta de água para o município de Nova Cruz com a ampliação do sistema adutor da região. “Recebi a sugestão do prefeito Cid Arruda e apresento o requerimento para melhorar a oferta de água na região”, disse.

Gesane Marinho pede soluções para saúde, segurança e abastecimento de água em Santo Antônio


Em pronunciamento durante sessão extraordinária, realizada na cidade de Santo Antônio dentro do projeto Assembleia Itinerante, a deputada Gesane Marinho (PSD) pediu por soluções para os problemas existentes na região. Saúde, segurança e abastecimento de água foram os temas abordados pela parlamentar.

Gesane Marinho apresentou requerimento de mais uma ambulância para atender a cidade. “Hoje Santo Antônio está em uma situação precária. Mais um veículo poderia atender a demanda que não para de crescer”, afirmou. A deputada também pediu soluções para a delegacia do município, interditada desde o final do ano passado. “Hoje a delegacia está funcionando em uma casa alugada, onde não tem condições de custodiar os presos. Estes mesmos tiveram que ser transferidos para outra delegacia”, disse. 

 Deputado Fábio Dantas destaca importância da Assembleia Legislativa em Santo Antônio


O deputado Fábio Dantas (PHS) destacou na sessão plenária realizada em Santo Antônio, a importância da Assembleia Legislativa naquela cidade com a Assembleia Itinerante e Assembleia Cultural. Ele parabenizou o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta pela iniciativa, levando serviços importantes para a comunidade.

“A presença da Assembleia em Santo Antônio tem uma peculiaridade. Nós estamos num ano atípico. Temos o Estado e o País clamando por melhorias, seja pela população mais carente seja pelas lideranças políticas, quando a situação dos municípios se agrava a cada dia”, afirmou.

O deputado lembrou a importância da Assembleia na elaboração das leis bem como as emendas apresentadas pelos deputados ao Orçamento Geral do Estado na luta por mais recursos para a saúde e a segurança.

“Muitos prefeitos não podem realizar as suas políticas sociais, porque a União retém um percentual muito grande dos municípios e por isso os gastos com pessoal muitas vezes ultrapassam o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Temos que unir esforços para que haja a desoneração por parte do governo federal”, disse.  
O deputado José Adécio, (DEM) outro orador na sessão, disse que “a Assembleia Itinerante é uma das “melhores ações dos últimos anos da Assembleia Legislativa, que ganhou um novo rumo na administração de Ricardo Motta”. É no interior onde o povo fala sobre as suas necessidades, como está ocorrendo em Santo Antônio”.  

Vivaldo Costa (PR) disse que “Ricardo Motta está administrando com competência e equilíbrio, dando prosseguimento aos programas criados pelo seu antecessor na presidência da Assembleia Legislativa”.

Fonte: al.rn.gov.br/site/



Para o prefeito de Santo Antônio, Luiz Franco Ribeiro, a instalação do Parlamento Estadual no município é um momento de alegria para todos da região. O gestor aproveitou a ocasião para fazer pedidos de apoio aos deputados no intuito de fortalecer a cidade. Além disso, Luiz Ribeiro agradeceu a presença da Assembleia Cidadã, que fica instalada em Santo Antônio por dois dias. “É uma grande oportunidade para nossa população tirar documentos, pois muita gente tinha que fazer isso em Natal. Além disso, o projeto oferece muitos serviços médicos, de lazer, entre outros. Estamos felizes e honrados com a presença. Só temos que agradecer”, declarou.  




O vereador Gesiel Francisco Gomes, que é presidente da Câmara dos Vereadores de Santo Antônio falou da satisfação em receber os deputados na cidade e desejou que o Legislativo Estadual possa se instalar em outros municípios da região, afim de oferecer à população a oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pelos deputados estaduais. “Estamos honrados com a presença de todos em nossa cidade. Diante de vários municípios, estamos felizes pela escolha. Mas espero que outras prefeituras vzinhas possam receber esse projeto e sejam beneficiadas pelas ações da Assembleia Legislativa”, afirmou o vereador.











Nenhum comentário:

Postar um comentário