quinta-feira, 23 de maio de 2013

Municípios podem usar boas práticas para concorrer ao Prêmio Objetivos do Milênio



Transformar o mundo em um lugar melhor é uma das tarefas dos Objetivos do Milênio (ODM) e os Municípios podem participar do processo ao mostrar suas boas práticas. As prefeituras municipais e as organizações sociais interessados podem apresentar seus projetos na 5ª edição do Prêmio Objetivos do Milênio Brasil.

As inscrições são gratuitas e serão encerradas no dia 2 de agosto. Para concorrer os Municípios só precisam preencher a ficha de inscrição no site do ODM. As práticas premiadas devem atender aos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos Objetivos; impacto no público atendido; participação da comunidade; existência de parcerias; potencial de replicabilidade; complementaridade e/ou articulação e integração com outras políticas públicas.

Do total de projetos apresentados, 60 serão selecionados e visitados por técnicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e de ministérios. Destes, 30 serão selecionados e receberão um prêmio simbólico, em Brasília, e o reconhecimento público pelas ações desenvolvidas em prol dos ODM. A cerimônia de premiação ocorrerá em 2014.

Os Objetivos do Milênio são: acabar com a fome e com a miséria; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a Aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; todo mundo trabalhando para o desenvolvimento.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) defende que os Municípios participem da luta para alcançar os objetivos do milênio. A entidade elaborou o projeto CapaCidades em 2012 exatamente com este objetivo. O Projeto serviu para fortalecer a capacidade institucional dos governos locais e para o envolvimento da sociedade civil e outros importantes parceiros para o desenvolvimento municipal integrado, sócio-econômico, inclusivo e sustentável focado nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Fonte: CNM

Nenhum comentário:

Postar um comentário