quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Parceria entre MDS e Conab dá novo impulso à agricultura familiar




 Uma das principais ações do governo federal para superação da extrema pobreza nas áreas rurais, o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) ganhou importante reforço na manhã da quarta-feira (12). Termo de cooperação assinado pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, e pelo presidente da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), Rubens Rodrigues dos Santos, destina R$ 2,6 bilhões para que a empresa estatal operacionalize o programa até 2015. Com o recurso, serão beneficiadas 130 mil famílias de pequenos agricultores anualmente – 30% a mais do que as 100 mil atendidas hoje. 

Tereza Campello ressaltou a importância do PAA dentro da estratégia do Plano Brasil Sem Miséria, sendo um dos grandes responsáveis pelo crescimento da agricultura familiar em todo o país. “Temos como desafio ampliar para mais municípios e diversificar os produtos adquiridos dos agricultores”, afirmou a ministra. Isso será realizado a partir da assinatura do termo de cooperação. Com os recursos, a Conab poderá comprar equipamentos que dão apoio logístico, como caminhões e computadores, e ampliar a quantidade de galpões de estocagem, levando o programa a regiões de difícil acesso. 

O presidente da Conab destacou que o acordo “representa um novo marco no PAA para a companhia”, fortalecendo a infraestrutura que a estatal disponibiliza para o programa. Santos disse ainda que os conselhos municipais de segurança alimentar são importantes na “destinação dos produtos da agricultura familiar para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional”. 

Leilão – Antes do evento, a ministra Tereza Campello abriu o leilão eletrônico da Conab para compra de produtos que irão compor as cestas de alimentos que atenderão famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional, entre eles, povos e comunidades específicas, como indígenas, ribeirinhos, quilombolas. A ministra fez a compra de 16 mil quilos de farinha de fubá, que será destinada para famílias do Distrito Federal. 

Sandra Fontella
Ascom/MDS
(61) 3433-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário