sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Santo Antonio realizará 1º Fórum Comunitário prol Selo Unicef edição 2013-2016


Será realizado próximo dia 12 de agosto o 1º Fórum Comunitário prol Selo Unicef edição 2013-2016, em Santo Antonio/RN. O fórum acontecerá a partir das 8h, no espaço de eventos LL Recepções. O objetivo é  discutir e aprovar propostas que farão parte do Plano de Ação voltado para as crianças e adolescentes, que nortearão as ações e as políticas públicas para o setor, na ótica da comunidade. 

O Fórum Comunitário é uma estratégia para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação das políticas públicas para a população de 0 a 17 anos. Lideranças locais, ligadas a grêmios escolares, associações de bairro, grupos religiosos, sindicatos, entre outras organizações da sociedade civil, são convidadas a trabalhar conjuntamente na elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes e da qualidade dos serviços públicos disponíveis no município. Os participantes também contribuem na construção de um Plano de Ação, definindo o que precisa ser feito para melhorar o atendimento à infância e adolescência.

O ponto de partida da capacitação será a análise da linha de base de cada município, ou seja, o conjunto de indicadores sociais das áreas de saúde, educação e proteção, definido na metodologia do Selo 2009-2012, que será monitorado pelo UNICEF e revela aspectos importantes das condições de vida da infância e adolescência.


O Selo UNICEF 

Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário