quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CRAS E CREAS ESTÃO FUNCIONANDO EM NOVO ENDEREÇO



Para melhor atender a demanda e a toda população os Centros CRAS e CREAS estão funcionando normalmente todos os dias, agora em novo endereço. Os profissionais estão atendendo a população na sede da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, situado na rua São José, no centro de Santo Antonio. 


  O CRAS (“Porta de entrada do Sistema único da Assistência Social – SUAS “Casa das Famílias”) é uma unidade publica estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. Localizado em áreas de vulnerabilidade social.

O serviço ofertado necessariamente no CRAS - Centro de Referencia de Assistência Social é o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família), que consiste no trabalho social com famílias de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Prevê  o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.  O trabalho social do PAIF deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar universo informacional e proporcionar novas vivencias ás famílias usuárias do serviço. As ações do PAIF não devem possuir caráter terapêutico.




O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).

A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário