quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Governo lança plano para promover a autonomia dos beneficiários do Bolsa Família



O governo federal lançou na terça-feira (26/09) o Plano Progredir – um pacote de medidas destinado a promover a autonomia das famílias de baixa renda. A solenidade, no Palácio do Planalto, em Brasília, contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, e do ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, entre outras autoridades e representantes da iniciativa privada.

Com foco nos beneficiários do Bolsa Família e demais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o Progredir reúne ações de incentivo ao empreendedorismo, qualificação profissional e acesso ao mercado de trabalho. A estratégia contará com assistência técnica para 1,7 milhão de autônomos em todo o país, além de ações de inclusão digital e educação financeira. Também serão ofertadas mais de 1 milhão de vagas em cursos profissionalizantes.

O plano prevê ainda a oferta de até R$ 3 bilhões anuais em microcrédito, por meio de parcerias com instituições financeiras, para fortalecer pequenos negócios. Os bancos irão definir as condições das linhas de crédito. Na solenidade, o Banco do Nordeste anunciou uma redução de 10% na taxa de juros cobrada nesse tipo de operação.

Prêmio - O MDS também criou uma premiação para valorizar iniciativas municipais de geração de emprego e renda. O Prêmio Progredir irá escolher as melhores propostas de inclusão produtiva de cada região do país. O edital deverá ser lançado em breve.



Resumo das ações

Empreendedorismo: Serão ofertados até R$ 3 bilhões por ano em microcrédito para que as famílias fortaleçam o próprio negócio. Além disso, 1,7 milhão de trabalhadores autônomos poderão contar com assistência técnica e ações de inclusão financeira;

Intermediação de mão de obra: Na página www.mds.gov.br/progredir, as pessoas inscritas no Cadastro Único poderão elaborar o próprio currículo;

Qualificação: A ação também prevê o acesso a 1 milhão de vagas em cursos do Pronatec Oferta Voluntária.

Fonte: MDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário