A Prefeitura de Santo Antonio através das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social está realizando a primeira Semana do Bebê, no período de 9 a 13 de dezembro. A abertura aconteceu nesta segunda-feira, 9, na Secretaria de Saúde com café da manhã e doação kit enxoval através da Secretaria de Assistência Social. A semana continua com vasta programação do postos de saúde - PSF.
Durante todo o dia acontecerá palestra e oficinas na SMS, sobre os serviços oferecidos, Saúde bucal, Aleitamento Materno, Vacinação, Teste do pezinho, Prevenção à acidentes domésticos, Pré-natal e CD, Teste da Orelhinha, Cuidados gerais com o bebê, Alimentação complementares, Prevenção ao pé chato e vínculos mãe-filho, e orientações para população à cerca das ações que estão sendo realizados com os agentes de saúde - ACS.
Sobre a Semana do Bebê
A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.
A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.
Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.
Essa é uma iniciativa realizada anualmente há 14 anos no município de Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do país.
A importância da atenção à primeira infância: Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.
A disseminação da Semana do Bebê por todo o País reforça a importância do “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário