A Prefeitura Municipal de Santo Antônio por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social , Educação e Saúde, em conjunto com articulação do Selo Unicef e a Comissão Intersetorial e os órgãos e programas que compõem estas secretarias realizam a Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A Campanha tem a premissa da promulgação da Lei Nacional nº 13.798/2019 que institui a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a lei é complementariedade ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
A Campanha será realizada em dois momentos, o primeiro está sendo realizado com palestras e debates nas Escolas Municipais e Estaduais do município, contemplando o público de adolescente e pré-adolescentes. Nas ações são discutidas as causas de um número enorme de gravidez na adolescência, as consequências que essa gravidez proporciona tanto nas vidas dos jovens envolvidos como das famílias, também é debatido a importância de prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. O debate propõe uma reflexão do ponto de vista dos técnicos e dados da saúde em consonância com a realidade enfrentada por esses jovens que se deparam com uma mudança total em sua vida.
A outra fase da campanha se dará com a realização do Fórum de Prevenção a Gravidez na Adolescência a ser realizado no próximo mês, com a contribuição de um amplo diálogo com toda a sociedade.
Outro ponto observado nas discussões é a dificuldade de diálogo entre pais e jovens, que ainda se configura como um tabu na sociedade atual, assim como, as dificuldades que muitas adolescentes enfrentam quando se descobrem gravida. Temos ainda um retrato social preocupante em que muitas adolescentes não concluem seus estudos, exclusão social, falta de apoio da família, e os abortos recorrentes.
Nessa perspectiva é que houve o empenho de todos os técnicos envolvidos para que a mensagem pudesse ser refletida em um aspecto geral do tema em questão. Toda a equipe espera ter contribuído para a construção de uma nova visão e entendimento dessa juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário