terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Emater/RN realizará reunião com beneficiários do Programa do leite de Santo Antônio



A Secretaria de Assistência Social e Cidadania, setor PAA leite-Emater, convida os beneficiários do Programa do leite de Santo Antônio, para participarem de uma reunião com a equipe da Emater/RN, em função de esclarecer os novos critérios para receber o leite.

Data da reunião: dia 06 de fevereiro
Horário: 9:00 horas da manhã
Local: Centro de Convivência de Idosos - CCI

 

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Cursos do Pronatec tem aula prática


Estão acontecendo as aulas práticas do Curso de Manicure e Pedicure do Pronatec. As aulas estão sendo realizadas no CRAS de Santo Antonio. Na ocasião as alunas que estão participando do curso recebem noção de segmento de beleza, realizando higienização, lixamento, corte, polimento e esmaltagem das unhas.




Beneficiários do PMCMV participaram de palestra do Projeto Técnico Social


Os beneficiários do PMCMV participaram de mais uma reunião do Projeto Técnico Social - PTS, na Câmara Municipal de Santo Antonio. Na ocasião a Assistente Social, Thiany Carla, responsável pelo CRAS de Santo Antonio, onde abordou o tema: Valorização e conservação do imóvel. A reunião terminou com lance para todos os beneficiários. O PTS faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida, dentro do processo de construção das 50 unidades habitacionais. A reunião foi realizado dia 27 de janeiro, no plenário da Câmara Municipal.


Lanche para os beneficiários 

Thiany Carla, Assistente Social

Setor habitação reúne beneficiários do PMCMV



Em reunião realizada na Câmara Municipal de Santo Antônio, com beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida, em Santo Antonio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, setor habitacional, apresentou a nova construtora, JD Construções, de Passa e Fica/RN, que assumiu as construções das 50 unidades habitacionais do PMCMV, para municípios com população limitada a 50 mil habitantes. 





Santo Antônio participa da 19ª FIART


A prefeitura de Santo Antonio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, setor Artesanato está com estand montado na  19ª edição da Feira Internacional do Artesanato (Fiart). A feira teve início na sexta-feira (24) e segue até 02 de fevereiro, com centenas de estandes, milhares de produtos e vários artesãos locais, nacionais e internacionais e, a Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções de Natal. No sábado, dia 25 o Grupo Raízes Potiguares do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para jovens de 15 a 17 anos de Santo Antonio se apresentaram com dança cultural.



 19ª  FIART

Com expectativa de público de quase 70 mil visitantes ao evento, a Sethas conta com uma estrutura de 78 estandes, sendo 41 do Proart e 37 do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A coordenadora do Proart, Elaine Morgado está confiante. “Estamos com boas expectativas com relação a divulgação, a comercialização e a visibilidade do trabalho dos nossos artesãos neste grande evento. Estamos e ainda vamos trabalhar muito para aproveitar as oportunidades que a FIART proporciona a esses profissionais”, declarou.

No total, serão 300 artesãos distribuídos nos estandes coordenados pelo Proart, expondo e comercializando o melhor do artesanato, do trabalho manual e das comidas típicas do Estado do Rio Grande do Norte. São mais de 25 associações contempladas, além da participação de 40 municípios potiguares. Eles serão representados por associações, cooperativas ou grupos de produção ao qual pertencem.  

Além de garantir a participação do artesanato potiguar nesta feira e no VII Seminário de “Políticas Públicas Já”, que acontece em paralelo ao evento no dia 28 de janeiro, o Proart preparou um espaço para homenagear oito artesãos do Estado, o Salão dos Mestres, nos quais homenageados ou sucessores estarão fazendo e comercializando esculturas no local.

A FIART está aberta das 15h às 22h e oferece ao visitante uma extensa programação cultural a partir das 18h às 22h, com apresentações culturais, oficinas, apresentações das tribos indígenas Pataxó e Fulni-ô, praça de alimentação e shows artísticos.







sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

JD Construções assumirá obra das casas do PMCMV em Santo Antonio


 Após reunião realizada em Natal, solicitada pelo setor de Habitação da Prefeitura de Santo Antonio, juntamente com Cehab, CHB e construtora Phoenix Empreendimentos foi firmado um termo de ajustamento e conduta com prazo até dia 28 de fevereiro deste ano para a construtora entregar as 10 primeiras unidades habitacionais. Nesta semana a empresa Phoenix procurou os órgãos envolvidos para informar que não poderá cumprir o prazo determinado e repassou toda obra para a JD Construções que a partir de agora é o novo construtor das 50 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida 2, para municipios em até 50 mil habitantes.

Na quarta-feira, 22, os responsáveis pelas duas construtora estiveram reunidos com o prefeito Lula Ribeiro e membros da Secretaria Municipal de Assistência Social para oficializar o repasse da obra. 


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Santo Antônio participará da 19ª Feira Internacional de Artesanato do RN - FIART


A prefeitura de Santo Antonio através da Secretaria Municipal de Assistência Social levará os artesãos para participarem da 19ª edição da Feira Internacional de Artesanato do RN, evento que também reúne programação cultural e gastronômica entre os dias 24 de janeiro a 2 de fevereiro no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções – Via Costeira. O tema em 2014 será “A originalidade dá forma a novas oportunidades”.

No dia 25 o Grupo Raízes Potiguares do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para jovens de 15 a 17 anos de Santo Antonio se apresentará com dança cultural na Fiart. 

Para esta edição da FIART, já estão confirmados artesãos dos Emirados Árabes Unidos (Dubai), Espanha, França, Índia, Itália, República das Filipinas, Japão, Indonésia, Paquistão, Peru, República Tcheca, Portugal, Senegal, Polinésia Francesa e Tailândia.

A feira reserva espaços específicos para o artesanato potiguar, escultura, artes plásticas e tribos indígenas. Também oferece shows, apresentações de dança e de grupos populares, seminário sobre artesanato e oficina com os mestres artesãos.

A FIART 2014 conta com 385 estandes e os organizadores estimam que 68 mil pessoas deverão circular pela feira durante o período. O evento tem apoio da Prefeitura de Natal, Sebrae/RN, Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.

Beneficiários do Bolsa Família devem comunicar mudança de escola dos filhos


Famílias cujos filhos tenham mudado de escola em 2014 em Santo Antônio devem procurar a Secretaria Municipal de Assistência Social, setor Bolsa Família. Registro da alteração permite acompanhamento da frequência escolar

Com o início do ano letivo, as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família com filhos entre 6 e 17 anos que irão trocar de escola em 2014 devem comunicar a mudança ao setor responsável pelo programa no seu município, setor Bolsa Família. A comunicação dessas alterações é fundamental para que o acompanhamento da frequência escolar seja feito corretamente e, consequentemente, para a manutenção do benefício. 

“Quando um aluno muda de escola e essa mudança não é registrada no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o governo não consegue fazer acompanhamento da frequência escolar e não é possível saber se o estudante cumpre ou não a condicionalidade de educação”, explica o coordenador-geral de Acompanhamento de Condicionalidades do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcos Maia. 

Manter os filhos matriculados e frequentando as aulas é um dos compromissos que os beneficiários assumem ao serem incluídos no Programa Bolsa Família. A frequência escolar mínima é de 85%, para estudantes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos. Na área da saúde, é exigida a realização de consultas de pré-natal pelas gestantes e a vacinação das crianças de 0 a 6 anos. 

Segundo Marcos Maia, é importante que o beneficiário, ao comunicar a mudança de escola do filho no Cras, solicite que a informação seja repassada também para a área de educação da prefeitura. No último bimestre letivo de 2013, 92,25% dos estudantes beneficiários do Bolsa Família tiveram sua frequência escolar registrada no sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC). Isso representa 16,1 milhões de estudantes acompanhados, dos quais 96% (15,4 milhões) cumpriram a frequência escolar exigida pelo programa. 


Fonte: MDS

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Prefeitura de Santo Antônio abre inscrições gratuitas para oficinas de Interpretação para TV e Cinema


A Prefeitura Municipal de Santo Antônio, através da Secretaria Municipal de Cultura, está oferecendo 40 (quarenta) vagas gratuitas nas Oficinas de Interpretação para TV e Cinema que acontecerão entre os dias 20 a 24 de janeiro, a partir das 18h30, no CCI (Centro de Convivência de Idosos).

Os interessados a preencher as vagas oferecidas devem se enquadrar nos seguintes requisitos:

• Ter 18 anos completos ou mais, sem limite máximo de idade;
• Preencher, pessoalmente, a ficha de inscrição na Secretaria Municipal de Cultura, das 8h às 13h, dos dias 16 e 17 de janeiro.

Durante as oficinas, será realizada seleção para figuração em filme de curta-metragem a ser gravado em nosso Município.

As oficinas fazem parte de projeto desenvolvido pelo coletivo potiguar "Caboré Audiovisual" e sua realização em Santo Antonio conta com os seguintes apoios: Prefeitura Municipal de Santo Antônio IDESIG (Instituto de Desenvolvimento Sustentável Professora Ilza Gomes de Souza); Vereador Paitoco; e UniPlan Assistência Funerária Integrada.

As informações foram repassadas pela Secretaria Municipal de Cultura.

Reunião define Termo de Ajustamento e Conduta para construtora concluir obras das casas em Santo Antônio


A prefeitura de Santo Antonio através da Secretaria Municipal de Assistência Social - setor Habitação, provocou uma reunião com as entidades: Governo do Estado, através da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano - Cehab, com o banco CHB - Companhia Hipotecária Brasileira e Construtora Phoenix Empreendimentos para solucionar a construção das casas do Programa Minha Casa Minha Vida, para municípios abaixo de 50 mil habitantes.

Em reunião realizada na sede da CHB, na quarta-feira, 15, foi acordado um Termo de Ajustamento e Conduta para construtora concluir obras das 10 primeiras casas em Santo Antonio até dia 28 de fevereiro. Caso não veja cumprida o ajustamento outra reunião será marcada para que seja tomada outras providencias cabíveis. 

A prefeitura de Santo Antonio enviou oficio Nº 406/2013 para Cehab e oficio Nº 407/2013 para CHB, com fotos das 10 unidades habitacionais em construção e explicando os procedimentos adotados pela construtora Phoenix em relação ao  Programa Minha Casa Minha Vida para construção de 50 unidades habitacionais. No oficio foi solicitado a reunião com todos os envolvidos para solucionar o problema.

Na reunião que aconteceu dia 15 de janeiro, estiveram presente a reunião Ana Cristina, Secretária Adjunta da Secretária Municipal de Assistência Social,; Flavio Luiz, do setor habitacional do município; Sr. Sergio Maia, da Construtora Phoenix; Flaviano e Cynthia, Assessor Jurídico e Departamento Técnico, respectivamente, da CHB; e Sr. Amorin, Coordenador de Desenvolvimento Social, Sulamita, Diretora de Finanças e Kepler, Assessor Jurídico, ambos da Cehab/RN.


Prefeitura de Santo Antonio adere Programa Mão Amiga



A Prefeitura de Santo Antonio através da Secretaria Municipal de Assistência Social aderiu ao Programa Mão Amiga do Governo do Estado. O objetivo do programa é apoiar o empreendedorismo potiguar através de ações de mobilização, capacitação, assistência técnica e apoio financeiro voltados para a geração de ocupação e renda com sustentabilidade nos diferentes setores da nossa economia. O publico alvo é trabalhadores autônimos, especialmente os prestadores de serviços e de produção de bens no RN.  

Em reunião realizada na tarde de quarta-feira, 15, na sede da Agência de Fomento do RN - AGN, a Secretária Adjunta Ana Cristina e Suzete Augusto, ambas da Secretaria de Assistência Social e a vice-prefeita, Valéria Barbalho, juntos com o João Augusto, Presidente da AGN, a coordenadora do Mão Amiga, Themis Gonçalves, e o coordenador técnico, João Bosco, definiram a execução do programa em Santo Antonio. A partir de agora os interessados podem procura a Secretaria Municipal de Assistência Social para fazer seu cadastramento e mais informações.  Para fazer o cadastro o empreendedor é necessário os documentos: RG, CPF, Comprovante de Residência e Certidão de Casamento.



No mês de dezembro  (26), o Programa Mão Amiga visitou o município de Santo Antônio do Salto da Onça com o objetivo de divulgar o projeto. A convite do prefeito da cidade, Lula Ribeiro, e da vice-prefeita, Valéria Barbalho, os coordenadores do programa tiveram a oportunidade de explicar o programa para cerca de 45 pessoas que estiveram presente no Centro de Convivência do Idoso.

No encontro, a coordenadora do Mão Amiga, Themis Gonçalves, e o coordenador técnico, João Bosco, esclareceram o que é o programa, como ele funciona, como é dado o apoio ao trabalhador autônomo, como funciona o financiamento, como se cadastrar e se beneficiar, entre outros assuntos. “Os gestores e as pessoas presentes se mostraram interessados em receber o Mão Amiga na cidade”, afirmou Themis Gonçalves.

Ficou acordado com a Prefeitura, que trabalhará como facilitadora do programa para o município, que o Mão Amiga voltará para fazer a capacitação dos interessados em receber o financiamento do programa. Será realizada uma aula de duas horas de duração com o tema “O caminho para o sucesso”, no qual os participantes começarão a ter uma noção sobre administração e contrato financeiro, além de serem apresentados algumas noções de mercado, receita e despesa, custo fixo e variável e planejamento. A capacitação está prevista para ser realizada no final de janeiro de 2014.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pronatec abrirá 763 mil vagas para público do Brasil Sem Miséria até junho


Número é 50% maior do que a quantidade de vagas abertas no mesmo período de 2013. Cursos serão oferecidos em 3.479 municípios, 644 a mais do que no ano passado. Meta do governo é qualificar 1,3 milhão de pessoas até o final de 2014


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai ofertar 763 mil vagas, no primeiro semestre de 2014, em cursos de qualificação profissional para o público do Plano Brasil Sem Miséria. Isso representa um aumento de 50% em relação às vagas abertas no mesmo período do ano passado – 507 mil. Os cursos chegarão neste ano a 3.479 municípios, 644 a mais do que em 2013. 


Em 2013, os cursos do Pronatec para o público do Brasil Sem Miséria receberam mais de 830 mil matrículas. A meta é qualificar, até o final de 2014, 1,3 milhão de pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. No Pronatec, os alunos recebem apostilas, uniforme e ajuda de custo para transporte e alimentação. As inscrições são realizadas pelas prefeituras, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou em outros equipamentos da assistência social. 

Veja aqui a quantidade de vagas em cada município

Até junho, haverá outro período de negociação para a definição das vagas do segundo semestre. “Os municípios, com o apoio dos estados, se reúnem com a rede ofertante dos cursos para definir quantidade de vagas e tipos de cursos que melhor atendem à demanda do mercado de trabalho local”, explica o assessor da Diretoria de Inclusão Produtiva Urbana do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Marcelo de Sousa. 

Fonte: MDS

Bolsa Família: 96% dos estudantes acompanhados cumpriram frequência escolar



No último bimestre de 2013, 15,42 milhões de alunos da rede pública cumpriram índice exigido pelo programa. Acompanhamento bateu recorde no período: 16,1 milhões de estudantes – 92,2% do total – tiveram a frequência registrada

Brasília, 13 – Nos meses de outubro e novembro de 2013, 96% dos estudantes da rede pública atendidos pelo Bolsa Família e acompanhados pelos estados e municípios cumpriram a frequência escolar exigida para permanência no programa. Esse índice representa um total de 15,42 milhões de alunos que alcançaram no mínimo 85% de frequência, no caso dos estudantes de 6 a 15 anos, e 75% para os de 16 e 17 anos.

Os alunos do Norte e do Nordeste foram os que apresentaram maior índice de cumprimento da frequência escolar em 2013 – 97,7% e 97,5% respectivamente (veja quadro). Em seguida, vêm as regiões Centro-Oeste (96,3%), Sul (93,2%) e Sudeste (92,7%). Os cinco estados campeões da frequência escolar foram Amapá (99%), Maranhão (98,6%), Piauí (98,5%), Acre (98,4%) e Alagoas (98,1%).

O acompanhamento da frequência escolar é feito a cada dois meses pelo Ministério da Educação (MEC), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e em parceria com as áreas de educação dos municípios, dos estados e do Distrito Federal.


Recorde – No último bimestre letivo de 2013, o Bolsa Família registrou novo recorde no acompanhamento da condicionalidade de educação: 92,2% dos alunos da rede pública de ensino beneficiários do programa tiveram a frequência escolar acompanhada. Trata-se de 16,1 milhões de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade com registro de frequência, o que representa 38% de todos os estudantes das escolas públicas brasileiras.

O resultado, referente aos meses de outubro e de novembro de 2013, é superior ao do bimestre anterior – que foi de 90,8% – e o melhor desde 2006, quando foi implementado o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC), responsável pelo registro da frequência dos alunos nas escolas.
 “Estamos aprimorando constantemente o processo de acompanhamento das condicionalidades do programa e reforçando nossa parceria com o MEC, os estados e os municípios, o que nos permitiu alcançar esse importante resultado no final do ano”, comemora o secretário Nacional de Renda de Cidadania do MDS, Luís Henrique Paiva.

As cinco regiões do país obtiveram índice superior a 90% de acompanhamento escolar dos beneficiários. Além disso, 22 dos 27 Estados e o Distrito Federal também superaram esse percentual, e nenhuma unidade da Federação ficou abaixo dos 83% de acompanhamento do público entre 6 e 17 anos. 

Segundo o secretário Luís Henrique Paiva, o aumento progressivo do acompanhamento impacta positivamente nos índices de permanência e aprovação dos alunos do Bolsa Família, que têm sido superiores à média registrada pelos alunos da rede pública não atendidos pelo programa.

Fonte: MDS

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Assistência Social: Prefeitura de Santo Antônio entrega 2000 cestas básicas




A prefeitura de Santo Antônio através da Secretaria Municipal de Assistência Social entregou gratuitamente 2000 (duas mil) cestas básicas de natal para às famílias carentes do município. A distribuição das cestas aconteceu na sede da secretaria de Assistência Social com a presença da Secretária de Assistência Social secretária Sueli Ribeiro, o prefeito Lula Ribeiro, Secretários, Vereadores (a) e demais funcionários da SMAS. 

Entre os itens da cesta estavam o feijão, óleo de cozinha, sal, açúcar, farinha, frango, entre outros. a entrega aconteceu no dia 24 de dezembro, véspera do dia do Natal. 













Fonte das fotos: osamigosdaonca.com.br