domingo, 27 de outubro de 2013

UNICEF lança nova edição do Selo UNICEF no Rio Grande do Norte


Com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, da FEMURN e da Casa Renascer, o UNICEF lançará, no próximo dia 30 de outubro, a Edição 2013 - 2016 do Selo UNICEF Município Aprovado. O evento será na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, localizada no Centro Administrativo do Estado, das 8h às 11h, com a presença de prefeitos (as), primeiras-damas, adolescentes e demais gestores dos municípios potiguares.

O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional para os municípios que obtém os melhores resultados com relação a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social de forma que ao final do período de três anos os indicadores sociais relacionados à infância e adolescência tenham melhorado.

A iniciativa do Selo UNICEF está sendo desenvolvida em 10 estados do Semiárido brasileiro e em 9 estados da região amazônica. Na última edição, encerrada em 2012, foram certificados 407 municípios em todo o Brasil (286 no Semiárido e 121 na Amazônia Legal), sendo 47 do estado do Rio Grande do Norte.
A inscrição do município ao projeto é voluntária e só pode ser feita pelo(a) Prefeito(a) em documento próprio, que será distribuído durante a solenidade de lançamento e já se encontra disponível no site do Selo, podendo ser preenchido e entregue no local do evento.

Site do Selo UNICEF - www.selounicef.org.br
Serviço – Lançamento da sétima edição do Selo UNICEF 
Quando: 30 de outubro, das 8h às 11h 
Local: na Escola de Governo Cardeal Dom Eugenio de Araújo Sales, localizada no Centro Administrativo do Estado, BR 101, Km 0, Lagoa Nova, Natal/RN.

Mais informações
Renata Soares
Assessoria de Comunicação do Selo
Telefone: (85) 8749-9351
Tati Andrade
Gestora de Programas do UNICEF para o Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí
Telefone: (85) 9928-0013

Santo Antonio instala Forum Municipal de Politicas Públicas


Aconteceu no último dia 25, através do Serviço de Assistência Rural - SAR, da Arquidiocese de Natal, a instalação do Forum Municipal de Politicas Públicas - FMPP. Na ocasião foram eleitos a coordenação executiva e secretários. O Forum é um espaço público-político-democratico de articulação, mobilização, informação e discussão das políticas públicas implantadas no municipio. 

A coordenação eleita é composta por Francicarlos Santos e João Maria Cabral, ambos do Sindicato dos Trabalhadores de Santo Antonio. A secretaria executiva ficou com Ana Cristina, 1ª secretária e Maria Farias, 2ª secretária,, com Janio suplente de Ana e Roseli, suplente de Maria.




Votações

Diácono Marcio, do SAR


Candidatos a coordenação

Momento das votações

Os coordenadores Francicarlos e Cabral

Alguns participantes do FMPP

Membros da coordenação e secretária do FMPP

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Fiscais da Cehab vistoriam casas de Santo Antonio/RN


 Uma comissão de fiscais da Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano - Cehab, estiveram em Santo Antonio, esta semana, vistoriando e fiscalizando as 10 primeiras casas que estão sendo construídas no município através do Programa Minha Casa Minha Vida 2. Segundo o Sr. Antonio Carlos, membro da comissão as construções estão sendo realizadas com sucesso, dentro das especificações. As casas já estão todas cobertas, faltando somente a etapa do reboco, elétrica, hidráulica, acabamento, piso e pintura. A visita contou a presença do diretor da construtora, Sr. Sergio Maia e representante da prefeitura e da comissão de acompanhamento da obra, Flavio Luiz. 




sexta-feira, 18 de outubro de 2013

CRAS de Santo Antonio desenvolve Projeto Gravides Assistida


O Centro de Referência da Assistência Social de Santo Antonio está desenvolvendo o Projeto Gravides Assistida. A cada mês os tecnicos do CRAS, composta por Assistentes Sociais e Psico logos reúne várias mulheres grávidas que fazem parte do grupo para palestras sobre diversos temas ligado a gravides e outros atendimentos. 







Feira de Ciências 2013


A Secretaria Municipal de Educação realiza a Feira de Ciência, com o tema: Santo Antônio: Meu município, meu lugar. A atividade reúne alunos e professores de toda rede municipal de ensino, na Escola Municipal Maria Umbelino.  Veja algumas fotos abaixo:
















VEJA MAIS FOTOS AQUI

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Assistência Social convoca pré-matriculados no Pronatec


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Santo Antonio convoca as pessoas que fizeram a pré-matricula para os cursos de Auxiliar de cozinha, Depilação, Maquiador, Frentista e Manicure/pedicure para comparecer a sede da secretaria para confirma a matricula e posteriormente iniciar o curso pelo Pronatec através do Senac. 

A secretaria comunica também que ainda se encontra abertas as matriculas para o curso de Agente de Alimentação Escolar. Para fazer a pré-matricula a pessoa deve comparecer a sede da secretaria com a xerox dos documentos de RG, CPF, numero do NIS e comprovante de residência.

Atualmente estão em andamento os cursos de Operador de Caixa, Auxiliar Administrativo, Balconista de farmácia e Cuidador de Idoso, todos pelo Pronatec. 



Alunos do Pronatec em Santo Antonio

Beneficiária do Bolsa Familia faz desligamento voluntário


A Senhora Maria Odileia da Silva Costa, com número do NIS 16391641561, procurou a Secretaria Municipal de Assistência Social para fazer seu desligamento voluntário do Programa Bolsa Familia do beneficio. Maria foi recebida pela gestora do Programa, Marcia Valquiria, no qual fez o desligamento, cuja justificação de Maria é que não precisa do beneficio. Ela mora na Rua Severino Amaro, Bela Vista, em Santo Antonio. 


 Desligamento Voluntário PBF

Como proceder no caso das famílias que querem se desligar voluntariamente do Programa Bolsa Família?

As famílias beneficiárias do PBF que não mais necessitam receber o benefício e desejam solicitar o desligamento voluntário do programa, deverão procurar o Gestor Municipal e manifestar expressamente sua decisão de se desligar do Programa. Essa manifestação é feita por meio de uma declaração escrita, assinada pelo Responsável da Unidade Familiar (RF).

Após desligamento, o cartão magnético do PBF deverá permanecer em poder do beneficiário.

Caso as famílias desligadas voluntariamente do Programa precisem novamente do benefício em algum momento, como proceder?

A família que solicitar e tiver o benefício cancelado pelo motivo de “Desligamento voluntário”, mas que posteriormente necessite do benefício do PBF novamente tem a garantia de retornar imediatamente ao Programa. Para isso, basta que procure o Setor Responsável pelo PBF no município para atualizar o cadastro.


terça-feira, 15 de outubro de 2013

Prefeito Lula Ribeiro participou da entrega de kits para os conselhos tutelares




Aconteceu a cerimônia de Assinatura do Termo de Doação de Equipamentos para 1.000 conselhos tutelares de todo o país e da Comemoração dos 10 anos do Disque Direitos Humanos - Disque 100. O evento contou com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Maria do Rosário Nunes, deputados, prefeitos e conselheiros de todo o país.  O prefeito Lula Ribeiro, de Santo Antonio participou nesta segunda-feira, 14, da solenidade, em Brasília. Ele visita os gabinetes do ministro Garibaldi e o deputado Henrique Alves, em busca de emendas parlamentares para o nosso município de Santo Antônio.

O Conselho Tutelar do país receberá da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República 01 (um) automóvel, 05 (cinco) computadores Desktop, 01 (uma) impressora multifuncional, 01 (um) refrigerador e 01 (um) bebedouro.


segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Revisão cadastral do Bolsa Família encerra no dia 13 de dezembro



O Programa Bolsa Família, coordenado no Rio Grande do Norte pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), convida as famílias que ainda não fizeram a revisão cadastral, a comparecerem em qualquer unidade de Cadastro Único (através desse cadastro, as famílias são, automaticamente, vinculadas nos Programas Sociais do Governo Federal), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a secretaria de assistência social do município, até o dia 13 de dezembro.


A revisão cadastral acontece a cada dois anos. As famílias têm um pouco mais de dois meses para regularizar os dados no programa. O processo de atualização é simples e rápido. É necessário que a pessoa responsável pela família dirija-se a qualquer um dos locais citados acima, apresente o CPF e leve um documento de identificação (carteira de identidade ou certidão de nascimento) de cada membro da família.
De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cerca de 1,3 milhão de famílias devem atualizar os dados até o dia 13 de dezembro. No Rio Grande do Norte, mais de 29.600 famílias precisam fazer a revisão cadastral. A não atualização dos dados implica na perda do benefício.
Os dados que precisam ser atualizados são: documentação, endereço, telefone, renda e composição familiar e informações escolares das crianças e adolescentes. Para que o processo seja realizado com sucesso é importante a apresentação de um comprovante de residência, uma conta de energia elétrica e pelo menos um documento de cada membro pertencente a família cadastrada.

Todas as informações acima estão dispostas na Portaria nº 177/2011 do MDS, responsável pela definição das regras e procedimentos de gestão do Cadastro Único.

Fonte: MDS

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Santo Antonio é destaque em matéria da InterTV Gabugi

A cidade de Santo Antonio foi destaque em matéria da InterTV Gabugi, da última terça-feira, dia 08, sobre o registro de denuncia das mulheres santoantoniense vitimas de agressão física, entre estes casos, alguns estão sendo acompanhados pelo CRAS e CREAS do Município de Santo Antonio com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Prefeitura de Santo Antonio. 

 A secretária adjunta da Assistência Social, Ana Cristina falou da importância do acompanhamento de serviços especializados como CRAS e CREAS como meio para redução dos casos e de um plano de ação para combater a violência contra a mulher. 


Em Santo Antônio, no RN, uma em cada 127 mulheres registraram denúncia de agressão física - CRAS e CREAS de Santo Antonio em pleno funcionamento